CAMPEONATO BRASILEIRO DE LUTA-LIVRE

O Campeonato Brasileiro de Luta-Livre teve seu início em 1987, na melhor época do Gigantes do Ringue, quando era transmitido pela Rede Record de Televisão. Afim de elevar ainda mais a audiência e evitar que o show saísse da TV por falta de patrocinadores, o Gigantes do Ringue entra em contato com o então Governador do Estado de São Paulo Orestes Quércia, juntamente com o Secretário de Esportes e Turismo, Dep. Wagner Rossi. Foi então que surgiu a ideia de promover um Campeonato Brasileiro de Luta-Livre, onde o próprio Governador pediu para o Secretário de Esportes que providenciasse dois cinturões, o Cinturão de Ouro para entregar ao futuro Campeão Brasileiro de Luta-Livre, e também o Cinturão de Prata para o futuro Vice-Campeão.

O Campeonato ocorreu no formato mata-mata, onde TODOS os lutadores da época participaram. Em cada show televisionado (que continham 5 lutas), 2 lutas eram válias pelas eliminatórias do campeonato. A final do primeiro Campeonato Brasileiro de Luta-Livre foi decidida entre Michel Serdan e o “Carrasco Português” Belo, onde Michel Serdan levou a melhor, e se tornou o primeiro Campeão Brasileiro de Luta-Livre.

A partir de 1991, o Campeonato Brasileiro de Luta-Livre já não era mais disputado, mantendo assim, o Cinturão de Ouro com o último campeão válido. A partir de 2000, o campeonato volta a estar em jogo, porém, não mais no formato mata-mata como foi no inicio. Desde então, o cinturão é disputado em lutas únicas, sendo o desafiante decidido, ou por combates de Desafiante #1, ou por escolha da Organização Mundial de Lutas mediante sorteio.


LISTA DE CAMPEÕES BRASILEIROS DE LUTA-LIVRE

# NOME DO CAMPEÃO COMBATE REIN. DATA LOCAL
1 MICHEL SERDAN x Belo 1 1987 Ginásio Sete de Setembro – São Paulo/SP
2 MICHEL SERDAN x Aquiles 2 1988 Ginásio Sete de Setembro – São Paulo/SP
3 “O CARRASCO PORTUGUÊS” BELO x Michel Serdan 1 1989 Ginásio de Esp. Portuguesa – São Paulo/SP
4 Título vago ¹ 1990 Ginásio de Esp. Portuguesa – São Paulo/SP
5 MICHEL SERDAN x Belo 3 1990 Ginásio de Esp. Portuguesa – São Paulo/SP
6 PITBULL DE MAUÁ x Michel Serdan 1 2004 Ginásio Grêmio Mauaense – Mauá/SP
7 Título vago ² 26/04/2013
8 ERIVAN PAULINO x Ninja Dragão Branco 1 21/09/2014 SESC Ipiranga – São Paulo/SP
9 RONY KIDD [Atual] x Erivan Paulino 1 01/02/2015 SESC Pompeia – São Paulo/SP

Título Vago ¹ – O título de campeão ficou vago após o até então Campeão Brasileiro Belo não ter comparecido à final do Campeonato Brasileiro de Luta-Livre do ano de 1990, mandando apenas seu advogado. Entretanto, o desafiante Michel Serdan subiu no ringue, onde o mediador mandou soar o gongo e abriu contagem para que Belo viesse até o ringue. Como Belo não apareceu, o mediador encerrou o combate, dando a vitória a Michel Serdan por W.O.

Título Vago ² – O título ficou vago após a saída do então Campeão Brasileiro Pitbull da equipe Gigantes do Ringue. No dia 21/09/2014, a Organização Mundial de Lutas sorteou dois lutadores para a disputa do Cinturão de Ouro, sendo eles Erivan Paulino e Dragão Branco Ninja.


ESTATÍSTICAS E RECORDES

Maior número de reinados: MICHEL SERDAN 3 reinados.
Reinado mais curto: ERIVAN PAULINO 5 meses.
Reinado mais longo: MICHEL SERDAN 14 anos.
Lutador mais velho a ser campeão:  “O CARRASCO PORTUGUÊS” BELO 49 anos de idade.
Lutador mais novo a ser campeão: RONY KIDD 20 anos de idade.

Deixe uma resposta